As tecnologias que num primeiro momento são utilizadas de forma separada, como o computador, o celular, a Internet, etc., e caminham na direção da integração, dos equipamentos multifuncionais que agregam valor e começam a afetar profundamente a educação.
A educação esteve e continua presa a lugares e tempos determinados: escola, salas de aula, calendário escolar, grade curricular. Antes, para aprender oficialmente, tínhamos que ir a uma escola. Hoje continuamos, na maioria das situações, indo ao mesmo lugar para aprender. Há mudanças, mas são ínfimas diante do peso da organização escolar como local e tempo fixos, programados, oficiais de aprendizagem.
As tecnologias chegaram na escola, mas estas sempre privilegiaram mais o controle a modernização da infraestrutura e a gestão do que a mudança. O desenvolvimento dos programas de gestão administrativa está mais acelerado do que os voltados à aprendizagem. Há avanços na virtualização da aprendizagem, entretanto, só conseguem arranhar superficialmente a estrutura pesada em que estão estruturados os vários níveis de ensino.
Apesar da resistência por parte das instituições, as pressões pelas mudanças são cada vez mais fortes. As empresas estão muito ativas naeducação online e buscam nas universidades mais agilidade, flexibilidade e rapidez na oferta de educação continuada. Os avanços na educação a distância com a LDB e a Internet estão sendo muito significativos. A LDB legalizou a educação a distância e a Internet possibilitou a retirada do ar de isolamento, de atraso, de ensino de segunda classe. A interconectividade que a Internet e as redes desenvolveram nestes últimos anos está começando a revolucionar, no que tange a forma de ensinar e aprender.
A educação presencial está incorporando tecnologias, funções, atividades que eram típicas da educação a distância, e a EAD está descobrindo que pode ensinar de forma menos individualista, mantendo um equilíbrio entre a flexibilidade e a interação.
Apesar da resistência por parte das instituições, as pressões pelas mudanças são cada vez mais fortes. As empresas estão muito ativas na
As redes, principalmente a Internet, estão começando a provocar mudanças profundas na educação presencial e a distância. Na educação presencial, desenraíza-se o conceito de ensino-aprendizagem localizado e temporalizado. Podemos aprender desde vários lugares, ao mesmo tempo, on e offline, juntos e separados. Como nos bancos, temos nossa agência, que é nosso ponto de referência; só que agora não precisamos ir até os terminais de atendimento o tempo todo para poder realizar transações. As escolas são este ponto de referência, mas com o auxílio das redes, podemos ter acesso aos conteúdos via internet em casa ou em outros lugares em que se pode acessar.
As redes também estão provocando mudanças significativas na educação a distância. Antes era uma atividade muito solitária e exigia muito auto-disciplina. Agora com as redes a EAD continua como uma atividade individual, porém combinada com a possibilidade de comunicação instantânea, de criar grupos de aprendizagem, integrando a aprendizagem pessoal com a grupal.
A educação presencial está incorporando tecnologias, funções, atividades que eram típicas da educação a distância, e a EAD está descobrindo que pode ensinar de forma menos individualista, mantendo um equilíbrio entre a flexibilidade e a interação.
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